Bebê   Bebês fofinhos
Nomes de Bebê...
spacer
Menina
Menino

Em Destaque

Otites nas crianças

A pequena Sereia

A história do Eu, do Tu e do Ele

White Noise prejudica o cérebro do bebê?

Dicas para deixar a chupeta

Stress nos filhos provocado pela ansiedade ...

A galinha dos ovos de ouro

   
spacer  

Gravidez

Dicionário do parto - Letra D a I

grávida em trabalho de partoPode aqui consultar um conjunto de expressões e termos importantes, de D a I, utilizadas aquando do parto, o que poderá auxiliar a grávida a compreender melhor todo este processo.

 

 Fases de dilatação no parto

Dilatação – Abertura do colo do útero ou cérvix para passagem do bebê. A dilatação pode começar semanas antes do parto e a sua abertura máxima traduz-se por uma expressão muito comum, de “10 dedos de dilatação”, que corresponde mais ou menos a 10cm.

Epidural – Anestesia geralmente usada para aliviar as dores do parto. É aplicada no espaço epidural da coluna vertebral através de uma injeção. A parturiente mantem a consciência durante todo o parto mas perde a sensibilidade abaixo da cintura. Não pode ser administrada em qualquer altura do parto; regra geral, administra-se com 3cm a 4cm de dilatação.episiotomia

Episiotomia – Pequena incisão que por vezes é feita na zona do períneo quando a cabeça do bebê aparece na abertura da vagina, de modo a impedir que os tecidos desta zona rasguem. Após a expulsão da placenta, são dados pontos na zona cortada.

Expulsão – Momento em que o bebê percorre os últimos centímetros do canal até o exterior (nascimento).uso de forceps

Fórceps – Instrumento semelhante a uma tenaz, usado para auxiliar a saída do bebê somente em casos em que por algum motivo o bebê não consegue sair pelo método natural, e deste modo estando em risco a vida do bebê e/ou da gestante.

Hemorragia – Com o nascimento do bebê, é normal que ocorra alguma hemorragia, quer se trate de um parto normal ou uma cesárea. Esta perda de sangue vai diminuindo nas semanas seguintes ao parto. Apenas não é normal se, após o parto, esta hemorragia se tornar mais intensa e de cheiro fétido. Isto ocorre se o útero não se contrair corretamente, ou se houver lacerações no útero resultantes do parto, ou ainda, se partes de placenta não forem expulsas após o parto.

Indução – Consiste em provocar o parto recorrendo, geralmente, a fármacos que dilatam a abertura do colo do útero. Apesar de praticado com bastante frequência, só é aconselhado fazer quando está em causa a saúde da mãe e/ou do bebê ou a partir das 41 semanas se não houver indícios de parto eminente.quarto de menino

Instinto do ninho – A maioria das mulheres, dias antes do parto, sente um impulso para organizar tudo o relacionado com a vinda do novo bebê. É uma reação inconsciente e ainda não se sabe se é derivado de motivos físicos ou hormonais.


spacer


 

Veja também

Artigos em destaque

Sono do bebê – É fundamental criar uma rotina!

O Patinho feio

O desejo de ser mãe (e pai!)

White Noise prejudica o cérebro do bebê?

Otites nas crianças

A galinha dos ovos de ouro

A pequena Sereia

Pré-eclampsia – uma complicação grave

Stress nos filhos provocado pela ansiedade dos pais

Cuidados a ter com a mãe após o parto

As crianças e a televisão

Chupetas e tetinas: Látex ou silicone?

Autismo Infantil

A história do Eu, do Tu e do Ele

Amamentação – Cuidados a ter com os mamilos

Dicas para deixar a chupeta

A Família como base emocional e educacional da criança





 

 

 

 

 

Política de Privacidade