Bebê   Bebês fofinhos
Nomes de Bebê...
spacer
Menina
Menino

Em Destaque

O desejo de ser mãe (e pai!)

Autismo Infantil

Pré-eclampsia uma complicação grave

Otites nas crianças

O Patinho feio

White Noise prejudica o cérebro do bebê?

A pequena Sereia

   
spacer  

Gravidez

Dicionario do Parto - Letra K a V

Pais com o filho recém nascidoSelecionámos uma série de palavras importantes, de K a V, utilizadas aquando do parto e que poderá auxiliar a grávida a compreender melhor todo este processo.

 

 

Exercícios de Kegel

Kegel – São exercícios que reforçam da parte muscular que sustenta a uretra, bexiga, útero e retro. Consiste em contrair e relaxar estes músculos repetidamente. Devem ser feitos antes e após o parto, para prevenir ou reduzir problemas do pavimento pélvico (enfraquecimento dos músculos da pelve), tais como o prolapso uterino ou incontinência urinária.

Latente – Período de pré parto, em que são mais claros os sinais de parto mas ainda não há movimentação do bebê. Isto pode ocorrer dias ou semanas antes do parto. No caso de mulheres que já têm mais filhos, este período coincide geralmente com a dilatação.

Ocitocina – É uma hormona produzida pelo hipotálamo e tem como função promover as contrações uterinas durante o parto e a saída de leite durante a amamentação. A ocitocina sintética é o fármaco utilizado para induzir o parto, mas o seu uso só deve serRolhão mucoso feito em situações específicas.

Rolhão mucoso – É uma pequena quantidade de muco espesso que sela o canal cervical que faz a ligação ao útero. A perda do rolhão mucoso alerta para a proximidade do parto, que poderá ocorrer alguns dias depois. Por vezes, este muco pode apresentar uma cor acastanhada, rosada ou vermelha.

Saco amniótico – Estrutura constituída por duas membranas finas e transparentes, em formasaco amniótico de saco, cujo interior está cheio de líquido amniótico, e tem como função permitir o desenvolvimento do embrião em ambiente húmido, protegendo-o de choques térmicos e mecânicos que possam acontecer durante a gestação. Este saco rompe, normalmente, antes do parto, e liberta um líquido transparente e inodoro. Quando isto acontece, a grávida poderá não sentir dor mas apenas uma sensação de água morna a escorrer pelas suas pernas. O líquido amniótico poderá sair de uma vez só, ou em pequenas quantidades.

Toque vaginal – é um exame que avalia a progressão do nascimento, a dilatação do colo do útero, confirma a posição do bebe (de cabeça para baixo ou sentado), avalia o posicionamento da cabeça em relação à pelve e confirma se o saco amniótico (bolsa) está intacta ou não. Deverá ser feito só pelo médico assistente ou parteira. Sucessivos toques vaginais podem levar a lacerações e interferir com o trabalho de parto. O toque só deve ser realizado se o resultado da avaliação for necessário para direcionar os acontecimentos seguintes. Não é de todo um exame obrigatório.Parto com ventosas

Ventosas – Técnica por vezes usada para auxiliar o parto. Consiste na colocação, pelo obstetra, de uma ventosa na cabeça do bebê, ainda dentro da vagina, a qual está ligada a uma bomba de vácuo. O ar é retirado pela bomba de vácuo, sendo o bebê puxado para o exterior, com a ajuda da mãe (contrações ou força ao puxar).


spacer


 

Veja também

Artigos em destaque

Sono do bebê – É fundamental criar uma rotina!

O Patinho feio

O desejo de ser mãe (e pai!)

White Noise prejudica o cérebro do bebê?

Otites nas crianças

A galinha dos ovos de ouro

A pequena Sereia

Pré-eclampsia – uma complicação grave

Stress nos filhos provocado pela ansiedade dos pais

Cuidados a ter com a mãe após o parto

As crianças e a televisão

Chupetas e tetinas: Látex ou silicone?

Autismo Infantil

A história do Eu, do Tu e do Ele

Amamentação – Cuidados a ter com os mamilos

Dicas para deixar a chupeta

A Família como base emocional e educacional da criança





 

 

 

 

 

Política de Privacidade