Bebê   Bebês fofinhos
Nomes de Bebê...
spacer
Menina
Menino

Em Destaque

Cuidados a ter com o bebê na limpeza dos...

As crianças e a televisão

Pinóquio

Cuidados a ter com a mãe após o parto

White Noise prejudica o cérebro do bebê?

Pré-eclampsia uma complicação grave

Otites nas crianças

 
 
spacer  
Gravidez

Gravidez semana a semana - Da 17ª à 20ª semana

grávida com imagens de ecografiaO ritmo de crescimento da cabeça do bebê é agora mais lento. O feto e a placenta possuem o mesmo tamanho. Este começa a ganhar camadas de gordura que são importantes para a regulação térmica do seu corpo. Durante as próximas 4 semanas, o peso do feto aumentará cerca de 6 vezes! Não é só a mamã que engorda…

A coluna vertebral, o tórax e os ombros ligam-se entre si. Nos fetos do sexo feminino já se formaram os ovários.

O bebê começa a treinar os reflexos de sucção e deglutição de modo a estar preparado para a sua primeira refeição, à nascença. As papilas gustativas também se formam, de modo a que esta refeição lhe seja agradável. Apesar do feto já apresentar alguma atividade, ainda passa a maior parte do tempo a dormir.

A placenta continua-se a desenvolver, sendo responsável pelo fornecimento de oxigénio e nutrientes, assim como pela eliminação de resíduos.

O cordão umbilical tornou-se o brinquedo preferido do bebê: ele agarra-o, puxa-o e, por vezes leva-o à boca.

Além do corpo do bebê estar coberto de lanugem (pelos finos e macios), também se encontra revestido por uma substância gordurosa chamada Vermix, que serve para proteger a pele (impede que seque devido à presença do líquido amniótico)

Na grávida, o fundo do útero já se encontra perto do umbigo, o que torna o seu abdómen mais arredondado. É necessário hidratar bem a pele, principalmente da barriga e dos seios para evitar estrias. Para compensar o aumento do volume da cavidade abdominal, a coluna vertebral tende a projetar-se para trás enquanto a barriga se projeta para a frente, podendo provocar algum desconforto Nesta altura, também poderá começar a sentir dificuldades em respirar, devido à pressão que começa a exercer-se na cavidade pulmonar.

Agora, é necessário que a grávida ganhe peso para o correto desenvolvimento do bebê. Terá que ingerir cerca de 300 calorias extra por dia, o que equivale mais ou menos a um pequeno lanche. Lembre-se que não deve comer por dois!

Os intestinos podem começar a dar sinal de mau funcionamento, tendendo a ficar obstipada com frequência.

É preciso ter atenção que a pele da grávida tem agora uma maior pigmentação, tendendo a manchar mais facilmente. È necessário usar uma proteção solar segura, mesmo em dias nublados.

È comum as mulheres grávidas terem a sensação de estarem sempre constipadas; isto deve-se ao aumento da mucosa do nariz, devido à forte circulação sanguínea. As unhas começam agora a ressentir-se, tornando-se mais quebradiças.

Se se encostar o ouvido à barriga da mãe, já se consegue ouvir os batimentos cardíacos. Entre a 18ª e 20ª semana já é possível sentir o bebê, através de vibrações leves ou sensação de borbulhar na barriga, que frequentemente não é identificado pela mãe com tal.

No final da 20ª semana de gravidez, os seios já aumentaram consideravelmente de volume e as dores nas costas também! Está na hora de usar uma cinta de apoio para a barriga.

spacer

 

Veja também

Artigos em destaque





 

 

 

Política de Privacidade