Bebê   Bebês fofinhos
Nomes de Bebê...
spacer
Menina
Menino

Em Destaque

Otites nas crianças

A pequena Sereia

A história do Eu, do Tu e do Ele

White Noise prejudica o cérebro do bebê?

Dicas para deixar a chupeta

Stress nos filhos provocado pela ansiedade ...

A galinha dos ovos de ouro

   
spacer  

Bebês

Dicas para adormecer o seu bebê

bebê a dormirAo chegar a casa, ao fim da tarde, evite brincadeiras agitadas com o seu filho ou discussões entre o casal, ou ainda, conflitos com o seu próprio filho. Lembre-se que chegado o fim do dia, a criança se encontra mais cansada e, consequentemente mais susceptível de ficar irritada ou ansiosa, prejudicando-a na hora de adormecer. Também os pais estarão mais cansados e com menos paciência e, por isso, terão de fazer um esforço extra para criar o ambiente apropriado.menina a brincar

Mais ou menos duas horas antes da hora de dormir, os pais devem acabar com as atividades estimulantes, tais como ver televisão, jogos de vídeo, correr pela casa, usar o computador, etc. Opte por algo mais calmo como ler livros, ouvir música ou fazer um jogo mais calmo, de modo a não interferir com a produção de melatonina, que é a hormona responsável na estimulação do sono. Mantenha a criança num ambiente mais relaxado e suavemente iluminado.

menina a lavar os dentesCrie uma rotina para a hora de dormir, que deverá ser a mesmo todos os dias e no mesmo horário. A maioria dos pais optam por dar banho aos seus filhos ao fim da tarde de modo a ajudá-los a relaxar e tornar a hora de dormir mais fácil. À hora de deitar, comece por levar a criança a fazer xixi e tratar da sua higiene (lavar os dentes e os genitais). Vista, de seguida, o pijama. Se se tratar de um bebê, coloque-o no berço e cante-lhe uma música ou coloque uma música de embalar.

À medida que o bebê cresce, poderá substituir a música por uma história. Este período de preparação para dormir não deverá demorar mais do que 20 minutos. À medida que se tornam mais crescidos, será suficiente dar-lhes um beijo de boa noite, desligar as luzes e sair do quarto.

Assim que o ritual para deitar esteja completo, os pais deverão sair do quarto tranquilamente, ainda antes do seu filho ter adormecido, quer se trate de um bebê recém-nascido ou de uma criança mais velha, de modo a habituá-los a adormecer sozinhos. Nesta altura, o ritmo da casa deverá ser mais lento e mais silencioso para não perturbar o seu repouso.

menina a dormir com pelucheCrianças mais pequenas poderão depender de um objeto para adormecer, tal como um peluche ou uma fralda de pano. Certifique-se que se trata de algo seguro para acompanhar o seu filho ao longo da noite. Estes objetos ajudam as crianças a sentirem-se seguras, relaxando-as e ajudando-as a adormecer.

Quando se trata de crianças ainda muito pequenas que já dormem no seu próprio quarto, poderá manter uma luz de presença durante a noite, para ajudá-las a localizar-se, quando acordam durante a noite.

menino a dormirA criança deverá habituar-se a voltar a adormecer sozinha quando acorda a meio da noite, sem necessidade de chamar os pais. Se isso não for inicialmente possível, os pais poderão ir até ao quarto do seu filho para o acalmar, sem contudo acender a luz ou tirá-lo da cama. Por vezes uma simples carícia no seu rosto ou cabeça é o suficiente para que as crianças sosseguem e voltem a dormir.

 

 


spacer


 

Veja também

Artigos em destaque

Sono do bebê – É fundamental criar uma rotina!

O Patinho feio

O desejo de ser mãe (e pai!)

White Noise prejudica o cérebro do bebê?

Otites nas crianças

A galinha dos ovos de ouro

A pequena Sereia

Pré-eclampsia – uma complicação grave

Stress nos filhos provocado pela ansiedade dos pais

Cuidados a ter com a mãe após o parto

As crianças e a televisão

Chupetas e tetinas: Látex ou silicone?

Autismo Infantil

A história do Eu, do Tu e do Ele

Amamentação – Cuidados a ter com os mamilos

Dicas para deixar a chupeta

A Família como base emocional e educacional da criança





 

 

 

 

 

Política de Privacidade