Bebê   Bebês fofinhos
Nomes de Bebê...
spacer
Menina
Menino

Em Destaque

Pré-eclampsia uma complicação grave

Otites nas crianças

Cuidados a ter com o bebê na limpeza dos...

A Família como base emocional e...

Cuidados a ter com a mãe após o parto

O sono do bebê

Autismo Infantil

 
 
spacer  
Bebês

Como esterilizar mamadeiras, chupetas e outros acessórios do bebê

bebê com mamadeiraQuanto ao processo de esterilização em si, existe a esterilização a quente (a mais comum) e a esterilização a frio.

Na esterilização a quente podemos encontrar basicamente 3 métodos:

Esterilização por fervura – É o método mais acessível e barato, apesar de ter o inconveniente de haver tendência a se desrespeitar o tempo de esterilização para cada objeto.

As tetinas e chupetas não devem ser fervidas mais de 3 minutos, de modo a evitar o seu envelhecimento antes do tempo.

Os mamadeiras devem ser fervidos durante pelo menos 12 minutos. Os acessórios devem estar submersos, aquando da fervura e só devem ser colocados no recipiente para esterilizar quando a água estiver a ferver.

Esterilização por micro ondas – É um método prático e rápido. Existem à venda esterilizador para micro ondasrecipientes apropriados para esterilizar os mamadeiras e chupetas no micro ondas. Ao comprá-los, tenha em conta o tamanho do seu micro ondas e do esterilizador a comprar. Respeite sempre o tempo e a temperatura aconselhada pelo fabricante, de modo a obter uma esterilização eficaz. No mercado podemos encontrar recipientes de plástico de formato rígido (os mais comuns). Atualmente está disponível em alguns países como o Brasil e os EUA, um esterilizar em forma de saco plástico, chamado “Esteriliza Fácil” do Grupo Eureka, em que os objetos a esterilizar são colocados dentro do saco, juntamente com água, que é fechado e colocado no micro ondas. O tempo de esterilização vai desde 1.5 minutos até 5 minutos, dependendo da potência do micro ondas usado. Pode ser reutilizado até um máximo 20 vezes e tem a vantagem de ser fácil de arrumar e transportar, sendo muito prático em férias.

menina com duas chupetas

Esterilização pelo vapor – É um método muito eficaz e o de eleição em hospitais e laboratórios. É necessário adquirir o esterilizador a vaporaparelho próprio e seguir rigorosamente as indicações do fabricante. Pode encontrar à venda esterilizadores a vapor elétricos ou para colocar no micro ondas. Tem a vantagem de ser menos agressivo para os objetos a esterilizar, prolongado a sua duração. O utensílio esterilizado deste modo é perfeitamente inócuo para o bebê. Tem a desvantagem de ser um aparelho caro, exigindo um grande investimento inicial, que é em parte compensado pela eficácia e segurança na esterilização, além de conferir maior durabilidade dos objetos a esterilizar.

A esterilização a frio faz-se recorrendo a soluções químicas – Esterilização química. Trata-se de um método pouco usado porque, além de ser necessário comprar a solução química, não garante uma esterilização rigorosa como nos outros métodos. Tem a desvantagem de requerer um manuseamento rigoroso da solução, de modo a que os objetos esterilizados não sejam nocivos para o bebê. A solução pode ficar em contato com os objetos esterilizados, garantindo a esterilização por 24h. A esterilização química é vantajosa para esterilizar alguns utensílios e brinquedos que não resistem a altas temperaturas.

spacer

 

Veja também

Artigos em destaque





 

 

 

Política de Privacidade