Bebê   Bebês fofinhos
Nomes de Bebê...
spacer
Menina
Menino

Em Destaque

A história do Eu, do Tu e do Ele

O desejo de ser mãe (e pai!)

Sono do bebê É fundamental criar uma...

Autismo Infantil

Stress nos filhos provocado pela ansiedade ...

A pequena Sereia

White Noise prejudica o cérebro do bebê?

   
spacer  

Bebês

Mãe canguru: um cuidado especial e único para bebês prematuros de baixo peso

prematuro de baixo pesoAtualmente nascem no mundo milhões de crianças com baixo peso (menos de 2,5Kg). Parte dessas crianças (cerca de 30%) não chegam a completar um ano de vida.

De modo a poder fornecer o melhor cuidado a estas crianças e assim diminuir a percentagem de morte de recém-nascidos de baixo peso, principalmente em países com meios insuficientes para tal, surgiu um método, idealizado por médicos do instituto maternoinfantil de Bogotá, na Colômbia, designado de método canguru, e que é hoje em dia usado em vários países.mãe usando o método canguru

O método canguru surgiu como resposta à falta de meios das equipas de saúde em proporcionar aos recém-nascidos de baixo peso o ambiente adequado para o seu desenvolvimento, quer a nível de aumento de peso quer a nível do seu sistema imunitário e maturação do seu organismo em geral.

Utilizando este método, verificaram que podiam dar alta precoce a estes bebês e aumentar a sua probabilidade de sobrevivência.

O uso do método canguru atualmente tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do recém-nascido de baixo peso.

mãe canguruEste método não é mais do que colocar o bebê, vestido com pouca roupa, de preferência só com um gorro, meias e fralda, na vertical, em contacto direto com o peito da mãe, e seguro através de uma faixa de tecido, de modo a imitar a bolsa que os cangurus possuem para o desenvolvimento dos seus filhos.

O recém-nascido assim colocado, mantem-se dia e noite nesta posição, salvo quando a mãe for tomar banho ou usar a casa de banho. Nesta altura o bebê deve ser colocado na sua cama, e mantido bem quente (manter a temperatura igual à temperatura do corpo da mãe - ±37ºC). Se necessário poderá recorrer ao uso de um aquecedor para manter o quarto bem quente.

Este método exige uma preparação prévia da mãe ou de outro familiar que a substituía, por uma equipa multidisciplinar, que acompanhará mãe e filho antes e após a alta hospitalar.

No método canguru, além de se fornecer um meio óptimo para o desenvolvimentoEquipa multidisciplinar de apoio à mãe adequado do bebê, reforça-se o vínculo entre mãe e filho, auto consciencializa-se a mãe da sua responsabilidade e importância no desenvolvimento do bebê, além ter vantagens como a redução do tempo de choro e das sensações dolorosas do bebê, proporcionar um maior equilíbrio emocional do recém-nascido, melhorar o padrão de sono e o controlo da temperatura corporal do bebê, promover e prolongar o aleitamento materno e beneficiar o desenvolvimento motor e cognitivo.

grupo de mães canguruEm conclusão, o método canguru é um método prático e de custos reduzidos, com elevados benefícios sociais e com grande importância na redução da morbilidade e mortalidade nos recém-nascidos de baixo peso.

 

 

 

 


spacer


 

Veja também

Artigos em destaque

Sono do bebê – É fundamental criar uma rotina!

O Patinho feio

O desejo de ser mãe (e pai!)

White Noise prejudica o cérebro do bebê?

Otites nas crianças

A galinha dos ovos de ouro

A pequena Sereia

Pré-eclampsia – uma complicação grave

Stress nos filhos provocado pela ansiedade dos pais

Cuidados a ter com a mãe após o parto

As crianças e a televisão

Chupetas e tetinas: Látex ou silicone?

Autismo Infantil

A história do Eu, do Tu e do Ele

Amamentação – Cuidados a ter com os mamilos

Dicas para deixar a chupeta

A Família como base emocional e educacional da criança





 

 

 

 

 

Política de Privacidade