Bebê   Bebês fofinhos
Nomes de Bebê...
spacer
Menina
Menino

Em Destaque

A pequena Sereia

As crianças e a televisão

O Patinho feio

Sono do bebê É fundamental criar uma...

Stress nos filhos provocado pela ansiedade ...

Cuidados a ter com a mãe após o parto

Chupetas e tetinas: Látex ou silicone?

   
spacer  

Bebês

O sono do bebê

bebe a dormirNos primeiros anos de vida, o padrão de sono do bebê é muito diferente do padrão de sono do adulto. Os bebês precisam de muito mais horas de sono para acompanhar o rápido desenvolvimento do sistema nervoso, e do seu crescimento em geral.

Os ciclos de sono de um recém-nascido duram cerca de 60 minutos e, durante os primeiros 2 anos de vida, aumentam para 90 minutos cada.

Um bebê recém-nascido não distingue ainda o dia da noite. Ele dorme por períodos de duas a quatro horas seguidas e acorda para comer.

Durante os primeiros anos da vida do bebê, o seu ciclo de sono apresenta três fases:

1ª - O bebê está quieto, com respiração regular e não se verificam movimentos oculares;

2ª -Chamada fase ativa, em que o bebê apresenta movimentos mas de olhos fechados, tais como expressões faciais, movimento lento dos dedos e corpo; além de movimentos oculares rápidos e respiração irregular.

3ª - Fase com um padrão pouco definido mas diferente das duas outras fases.

bebê a dormirRegra geral, um recém-nascido precisa de dormir cerca de 16 a 20 horas de sono por dia. Estes números vão diminuindo gradualmente, conforme os bebês vão crescendo. Um bebê com 6 meses precisa de cerca de 11h de sono sem contar com a sesta (preferencialmente duas sestas, uma de manhã e outra à tarde, de duas horas cada uma). Um bebê de um ano precisa de cerca de 10h de sono além da sesta (de preferência duas sestas, de uma hora e meia cada uma), enquanto um bebê de 3 anos precisa de cerca de 10h de sono e uma sesta de cerca de duas horas. Estes valores são estimativos, e variam de bebê para bebê.

A partir das 3 semanas, o bebê, apesar de ainda acordar para mamar durante a noite, já dorme por períodos mais longos. Desse modo, o sono noturno é maior, ficando mais deperto durante o dia.

Os bebês alimentados com leite em pó, podem dormir mais que os bebês que são amamentados simplesmente porque o leite em pó permanece mais tempo no estômago (leva mais tempo a digerir) deixando-os, consequentemente, saciados por mais tempo.

A partir de um ano de idade as crianças começam a querer resistir à hora de dormir, pois estão tão entusiasmadas com o novo mundo que as rodeia que a última coisa que querem fazer é dormir! Esta é a altura ideal para os pais criarem um ambiente calmo, sem grandes estímulos, de modo a que a criança sossegue e adormeça mais facilmente.

criança com birra na hora de dormirAos dois anos, atinge-se o “ponto crítico” no que toca à hora de dormir; nesta fase é normal que as crianças tentem ao máximo adiar a hora de deitar… qualquer coisa servirá de desculpa para ficarem mais uns minutinhos acordados!

É a partir daqui que é essencial criar bons hábitos de sono. Se ainda não foram estabelecidas regras específicas para cumprir à hora de dormir, é altura de fazê-lo!criança a dormir

Aos 3 anos de idade, a criança já tem uma vida muito ativa além de muita imaginação, o que pode propiciar um sono mais agitado, com sonhos e até alguns pesadelos. Para atenuar um pouco esta situação, é essencial que a hora de dormir seja encara com calma e num ambiente simples e pacífico. Se a criança tiver medo de adormecer porque o quarto se encontra muito escuro, deixe uma luz acesa, de fraca intensidade, até que adormeça.

criança sonolenta nas aulasNa adolescência é normal que durmam cerca de 9 a 10 horas por dia. Mas com a imposição de um horário escolar, em que normalmente têm de se levantar cedo, e com uma vida social mais ativa em que acabam por se deitar mais tarde do que deviam, o que acontece é uma diminuição no número de horas de sono. Esta diminuição reflete-se durante o dia através de sonolência e desejo de dormir durante o dia.

O sono, em qualquer idade, tem como finalidade regular e reparar o organismo. É essencial na regulação da temperatura corporal e nacriança a dormir recuperação do corpo e da mente.

Durante o sono, as crianças amadurecem física e psiquicamente, assimilando e organizando tudo o que aprenderam, além de restabelecerem energias para um novo dia.

Assim como comer, o sono é essencial à vida de qualquer ser humano. É por isso muito importante que desde cedo oriente o seu filho para que este estabeleça bons hábitos de sono. Ensine o seu filho a dormir! 

 

 


spacer


 

Veja também

Artigos em destaque

Sono do bebê – É fundamental criar uma rotina!

O Patinho feio

O desejo de ser mãe (e pai!)

White Noise prejudica o cérebro do bebê?

Otites nas crianças

A galinha dos ovos de ouro

A pequena Sereia

Pré-eclampsia – uma complicação grave

Stress nos filhos provocado pela ansiedade dos pais

Cuidados a ter com a mãe após o parto

As crianças e a televisão

Chupetas e tetinas: Látex ou silicone?

Autismo Infantil

A história do Eu, do Tu e do Ele

Amamentação – Cuidados a ter com os mamilos

Dicas para deixar a chupeta

A Família como base emocional e educacional da criança





 

 

 

 

 

Política de Privacidade