Bebê   Bebês fofinhos
Nomes de Bebê...
spacer
Menina
Menino

Em Destaque

Dicas para deixar a chupeta

A galinha dos ovos de ouro

Stress nos filhos provocado pela ansiedade ...

Chupetas e tetinas: Látex ou silicone?

As crianças e a televisão

Amamentação Cuidados a ter com os mamilos

Otites nas crianças

   
spacer  

Crianças

Como evitar ou tratar o excesso de peso infantil

criança a comer bolachaÉ atualmente alarmante verificar que nos países desenvolvidos ou em desenvolvimento, o nº de crianças obesas ou com excesso de peso continua a aumentar. Um estilo de vida mais sedentário, com crianças que passam mais tempo dentro de casa, entretidas com as novas tecnologias, a introdução de alimentação fastfood, a abundância de doçarias prontas a consumir entre outros factores, levam a que as crianças estejam cada vez mais gordas, elevando o risco de se tornarem adolescentes e adultos com excesso de peso, e assim sendo, com elevado risco de vir a sofrer graves problemas de saúde, tais como, diabetes, apneia do sono, hipertensão arterial, transtornos hepáticos, dislipidémias, alterações arteriais, cálculos biliares e outros. Na infância, como o corpo se encontra em desenvolvimento e, um excesso de peso implica um maior esforço por parte de órgãos como o coração e estruturas como as articulações e ossos em geral, o organismo poderá ser afectados de modo irreversível, para toda a vida.

Não só o excesso de peso se reflete na saúde física mas também a nível social e psicológico, em que a criança começa, desde muito cedo, a ter uma imagem negativa de si mesma, tendo uma baixa auto estima e sendo alvo de comentários e ações negativas por parte daqueles que a rodeiam.

Mãe a dar de comer a bebêÉ pois necessários que os pais, desde muito cedo estejam atentos a alimentação dos seus filhos e criem hábitos saudáveis, que serão fáceis de manter na idade adulta.

crianças na praia

Os horários das refeições são muito importantes, pois disciplinam os filhos a uma rotina alimentar adequada. É fundamental fazer um pequeno almoço equilibrado, antes de sair de casa. A meio da manhã, a criança deverá ingerir algo leve, como uma peça de fruta ou um iogurte. O almoço e o jantar devem sempre começar por um prato de sopa, e o prato principal não deve conter alimentos com excesso de gordura ou molhos, não esquecendo de adicionar saladas cruas ou vegetais cozidos. Finalize a refeição da criança com uma peça de fruta. Não esqueça a hora do lanche: uma refeição ligeira, como por exemplo um copo de leite e uma sande ou uma taça de cereais, será o ideal para que a criança se mantenha satisfeita até à hora do jantar. O consumo de doces, sumos, refrigerantes e outros alimentos menos adequados deverá ser limitado a ocasiões especiais, esporádicas. E lembre-se, comer bem não significa comer muito mas sim em variedade e qualidade.

A prática de atividade física é também uma mais valia para controlar o peso e ajudar ao desenvolvimento psicomotor da criança. Faça passeios a pé e atividades físicas com os seus filhos ao fim de semana, e motive-os para uma vida saudável, dando o exemplo.


spacer


 

Veja também

Artigos em destaque

Sono do bebê – É fundamental criar uma rotina!

O Patinho feio

O desejo de ser mãe (e pai!)

White Noise prejudica o cérebro do bebê?

Otites nas crianças

A galinha dos ovos de ouro

A pequena Sereia

Pré-eclampsia – uma complicação grave

Stress nos filhos provocado pela ansiedade dos pais

Cuidados a ter com a mãe após o parto

As crianças e a televisão

Chupetas e tetinas: Látex ou silicone?

Autismo Infantil

A história do Eu, do Tu e do Ele

Amamentação – Cuidados a ter com os mamilos

Dicas para deixar a chupeta

A Família como base emocional e educacional da criança





 

 

 

 

 

Política de Privacidade