Bebê   Bebês fofinhos
Nomes de Bebê...
spacer
Menina
Menino

Em Destaque

Autismo Infantil

Como esterilizar mamadeiras, chupetas e...

Pré-eclampsia uma complicação grave

As crianças e a televisão

A Família como base emocional e...

Otites nas crianças

Stress nos filhos provocado pela ansiedade ...

 
 
spacer  
Gravidez

Fases do parto normal

bebe recemnascidoConsiste na saída do feto do útero materno para o exterior. Em regra, este é feito de um modo natural, sem intervenção cirúrgica, denominando-se parto normal. Caso contrário, será chamado de cesárea (cesariana).

Nas semanas que antecedem o parto, o corpo já produz menos progesterona, aumentando o nível de outras hormonas. As prostaglandinas segregadas amaciam o colo do útero e a ocitocina provoca as contrações uterinas, que nesta altura são irregulares e não provocam dor, deixando a barriga dura.

Dias antes do parto ou mesmo horas antes deste, dá-se a expulsão do rolhão mucoso, que não é mais do que a eliminação pela vagina, de um muco gelatinoso, de cor acastanhada ou rosada, dando informação à mãe que o nascimento está para breve.

contrações no partoNa primeira fase do trabalho de parto, a mulher começa a ter cerca de 2 contrações ritmadas e dolorosas, a cada 10 minutos, cada uma com duração de, aproximadamente, 40 segundos, aumentando a sua intensidade e frequência, quando se aproxima a hora de expulsar o feto. Isto deve-se a ação dos músculos uterinos que se contraem e relaxam, empurrando o bebê para baixo, além de fazerem a dilatação do colo do útero. Nesta altura, a grávida deverá contatar o seu médico assistente ou dirigir-se ao hospital da sua área de residência.

Na maior parte das vezes, dá-se a rutura do saco amniótico, que é uma membrana que envolve o bebê e que contém também o líquido amniótico. A este processo chama-se, vulgarmente, o rebentar das águas, dando-se a expulsão deste líquido para o exterior, em grandes quantidades ou aos poucos, como se se tratasse de perdas de urina. O líquido amniótico é um líquido claro e transparente. Quando isto ocorre, a grávida deverá dirigir-se ao hospital da sua área de residência o mais rápido possível.

Com as contrações mais frequentes e dolorosas, o colo do útero dilata ainda mais e torna-se mais fino. Quando a dilatação atinge os 4cm, a grávida encontra-se na fase ativa do trabalho de parto. O colo uterino vai abrindo com a força das contrações até atingir os 10cm de diâmetro.

Numa segunda fase, com as contrações uterinas mais intensas e os esforços voluntários da mãe, começa a expulsão do feto. O colo do útero encontra-se completamente dilatado e a juntar-se aos restantes esforços, começa a contração do diafragma e da parede abdominal, expulsando finalmente o bebê para o exterior.

Normalmente, a primeira parte do corpo do bebê a sair é a cabeça (apresentação cefálica), mas pode ocorrer primeiro a saída dos pés ou nádegas (apresentação pélvica).

esquema do trabalho de partoA duração do trabalho de parto varia, de mulher para mulher, e consoante é o primeiro filho ou não. Em média, dura cerca de 12h para mulheres cujo parto é o primeiro e cerca de 8h em mulheres que já têm filhos.

bebê recém nascido

A terceira fase do parto consiste no desprendimento e saída da placenta e membranas, após o nascimento. Este desprendimento ocorre até 30min após expulsão do feto e dá-se devido à diminuição das contrações uterinas que diminuem o volume do útero, aumentando a espessura da parede muscular. Poderá ser necessária a intervenção de pessoal médico assistente para a sua remoção.

Num parto sem problemas, o útero apresentar-se-á normal e firmemente contraído passado uma hora, após a saída da placenta.A quarta fase do parto refere-se ao período imediatamente a seguir à saída da placenta, e é onde ocorrem processos hemostáticos importantes, essenciais para impedir o sangramento excessivo.

spacer

 

Veja também

Artigos em destaque





 

 

 

Política de Privacidade