Bebê   Bebês fofinhos
Nomes de Bebê...
spacer
Menina
Menino

Em Destaque

A história do Eu, do Tu e do Ele

O desejo de ser mãe (e pai!)

Sono do bebê É fundamental criar uma...

Autismo Infantil

Stress nos filhos provocado pela ansiedade ...

A pequena Sereia

White Noise prejudica o cérebro do bebê?

   
spacer  

Gravidez

Gravidez semana a semana - Da 9ª à 12ª semana

Grávida de 3 mesesO bebê começa a ter os seus primeiros movimentos involuntários, devido à ligação do cérebro ao sistema muscular. Estes movimentos não são notados pela mãe pois ele ainda é muito pequeno.

Já é possível distinguir os lábios, as narinas e os lóbulos das orelhas, assim como a forma da face e a sua cor. Os olhos, já com uma forte pigmentação, encontram-se em posição lateral na cabeça, mas vão-se centrando cada vez mais. Em comparação com o resto do corpo, a cabeça é muito grande.

Os braços estão sob a barriga e as pernas estão esticadas e cruzadas. Os joelhos, os cotovelos, os ombros e o crânio já se encontram todos formados, de modo que o embrião está menos curvado. No fim da 9ª semana, o embrião mede cerca de 26mm.

Por volta da 10ª semana, todos os seus órgãos já estão no sítio certo e em contacto uns com os outros.

As pálpebras cobrem agora os olhos. Já consegue pestanejar e abrir a boca, apesar de manter os olhos fechados.

Na 11ª semana a pele torna-se mais grossa e, nas mãos e nos pés aparecem as primeiras unhas. Se for menino, na ecografia já se pode ver um pénis. O feto já tem mais ou menos 4 cm!

No fim do 3º mês, os batimentos cardíacos são mais constantes (120 a 160x/min). O rosto torna-se mais humano, pois os olhos já se encontram centrados e as orelhas no sítio certo. Aparecem os primeiros dentes e a tiroide começa a produzir as hormonas. Se for menina, já se torna evidente na ecografia. Mede agora cerca de 5 a 8cm.

A mãe pode continuar a apresentar sintomas tais como cansaço, sonolência, vontade de urinar com frequência, náuseas, vómitos e salivação excessiva, prisão de ventre, azia e dificuldade de digestão, assim como repulsa ou desejo por determinados alimentos.

As gengivas da grávida podem sangrar, devido às alterações hormonais. Aumenta a sensibilidade auditiva e do tacto, além de alterações no paladar e no olfacto.

Os seios podem segregar um líquido amarelado (colostro), o que é perfeitamente normal. Os lábios vaginais podem apresentar-se inchados.

A grávida começa a ter mais fome, por isso é necessário tomar atenção ao que se come de modo a não engordar mais do que deve. Podem surgir tonturas além de poder estar mais irritável: Tente relaxar. As caminhadas ao ar livre tendem a minimizar estes efeitos.


spacer


 

Veja também

Artigos em destaque

Sono do bebê – É fundamental criar uma rotina!

O Patinho feio

O desejo de ser mãe (e pai!)

White Noise prejudica o cérebro do bebê?

Otites nas crianças

A galinha dos ovos de ouro

A pequena Sereia

Pré-eclampsia – uma complicação grave

Stress nos filhos provocado pela ansiedade dos pais

Cuidados a ter com a mãe após o parto

As crianças e a televisão

Chupetas e tetinas: Látex ou silicone?

Autismo Infantil

A história do Eu, do Tu e do Ele

Amamentação – Cuidados a ter com os mamilos

Dicas para deixar a chupeta

A Família como base emocional e educacional da criança





 

 

 

 

 

Política de Privacidade