As estrias são lesões na pele que se caraterizam pelo rompimento das fibras elásticas que sustenta a camada de pele que contém colagénio e elastina, fibras estas responsáveis pela tonicidade e elasticidade da pele. Isto ocorre quando há uma distensão da pele acima do que ela pode suportar, formando-se uma linha em relevo que inicialmente é de cor avermelhada.
As estrias podem surgir pela distensão rápida da pele (por ex., aumento rápido e significativo de peso), na puberdade (alteração hormonal e não necessariamente por aumento de peso; surgem principalmente nas coxas), na desnutrição intensa, na gravidez (localizam-se principalmente na barriga e seios) e em algumas doenças, tais como doenças endócrinas e em doenças que impliquem tratamento continuado com corticosteroides.
No início, as estrias têm um aspeto ligeiramente plano e elevado, de cor púrpura. Com o tempo, começam a alargar e a tornar-se mais claras, até evoluir para o seu aspeto definitivo, de sulco e cor branca nacarada.
Assim que as estrias se instalam, manter-se-ão indefinidamente no seu corpo. No entanto, com um tratamento adequado podemos melhorar o seu aspeto e, em alguns casos, torná-las quase impercetíveis.
Atualmente, cerca de 80% das mulheres desenvolvem estrias durante a gravidez.
O melhor tratamento para as estrias é a prevenção, pois ainda hoje, não existe uma solução 100% eficaz.
Para prevenir o aparecimento de estrias, nada melhor que proceder a uma boa hidratação do corpo, principalmente nas fases da vida mais propensas ao seu aparecimento, como a gravidez.
As estrias resultantes da gravidez, costumam aparecer a partir do 4º mês de gestação mas é nos últimos dois meses de gravidez que a pele se torna mais frágil e mais sujeita a este tipo de lesões.
As estrias também poderão aparecer só após o parto, sendo necessário continuar com os mesmos cuidados com a pele após o nascimento do bebê.
Como já foi mencionado anteriormente, hidratar a pele diariamente ajuda a prevenir o aparecimento de estrias.
Em períodos mais críticos para o aparecimento de estrias no corpo da mulher ou para tratar estrias já instaladas, já não é suficiente usar só um hidratante normal mas sim um hidratante com substâncias adequadas para prevenir e/ou atenuar as estrias, isto é, um produto que forneça ou promova a formação de colagénio e elastina e ajude a reorganizar essas mesmas fibras na pele.
Quando as estrias estão fortemente instaladas na pele, apresentando-se de cor branca e sulcos mais profundos (fase cicatricial), podemos recorrer a outro tipo de tratamentos, tais como a dermoabrasão, o peeling químico, a mesoterapia ou lipoaspiração, ou ainda, o laser.
Lembre-se que, para prevenir o aparecimento de estrias, além de usar um creme hidratante adequado, também é muito importante ingerir pelo menos 2 litros de água diariamente e praticar regularmente exercício físico moderado.
|