O êxito da amamentação depende mais da posição em que o bebê é colocado em relação à mama do que do formato do mamilo. Para dar de mamar corretamente, o bebê tem que sugar a mama (mamilo e parte da auréola) e não só o mamilo.
Das primeiras vezes que dê de mamar, é normal que sinta algum desconforto, mas só no início de cada mamada. O que não é normal é que o mamilo doa durante toda a mamada, rache ou sangre. Se isso acontecer, significa que o bebê não pegou corretamente na mama, e está apenas a sugar o mamilo. Neste caso, será necessário ajudar o bebê a encontrar a posição correta. A mãe ajuda o bebê a encontrar a posição certa, puxando ligeiramente a mama, pela parte superior, para cima, de modo a que o bebê pegue na mama “de baixo para cima”. Se tiver dificuldades, não hesite em falar com o pessoal médico adequado (médico obstetra, enfermeira parteira, etc.). Em conjunto, encontrarão o modo mais correto de dar de mamar ao seu filho, para que ambos possam disfrutar desse momento.
Note que, a maioria das mulheres é saudável o suficiente para dar de mamar aos seus filhos, não existindo nenhuma razão fisiológica que as incapacite de tal tarefa. Na maioria dos casos, são as próprias mães que põe em causa a sua capacidade de produzir leite de qualidade e em quantidade suficiente. Faltando-lhes essa confiança, muitas mães desistem de amamentar e iniciam precocemente os leites de fórmula.
A quantidade de leite materno é diretamente proporcional com a procura do bebê, frequência de amamentação, fase da lactação e da capacidade das glândulas mamárias. É importante permitir que o bebê decida quando e durante quanto tempo quer mamar. É ele que vai regular o intervalo de tempo entre as mamadas, o número de mamadas e a sua duração.
Quanto aos cuidados a ter, a higiene pessoal diária e hidratação da pele é suficiente. Já não se aconselha lavá-las antes de cada mamada, pois leva a que a lubrificação natural dessa zona seja removida. Também já se provou ser ineficaz o uso de pomadas para prevenir fissuras. O que realmente se mostra eficaz, quer na prevenção quer na cicatrização de lesões mamilares é que, após cada mamada, se deixe uma gota de leite no mamilo e se exponha ao ar, por uns minutos.
|