Bebê   Bebês fofinhos
Nomes de Bebê...
spacer
Menina
Menino

Em Destaque

Otites nas crianças

Amamentação Cuidados a ter com os mamilos

Dicas para deixar a chupeta

Sono do bebê É fundamental criar uma...

Autismo Infantil

Pré-eclampsia uma complicação grave

Cuidados a ter com a mãe após o parto

   
spacer  

Bebês

White Noise prejudica o cérebro do bebê?

rosto de bebê a dormirBebês que choram muito nos primeiros meses de vida deixam os pais desesperados, principalmente os pais de primeira viagem.

Muito se tem falado sobre como acalmar o choro do bebê, começando por verificar as suas necessidades mais básicas (fome, sono, fralda suja, frio ou calor) e, numa segunda fase, pondo em prática métodos tais como enrolar o bebê com uma manta ou usar o chamado “white noise” (ruido branco), em que aparelhos como o secador, o aspirador, a estática do rádio e outros ruídos exteriores são usados para sossegar o bebê (existem à venda aparelhos específicos que imitam esses sons!).
bebê enrolado numa manta
A verdade é que estes métodos têm tido um feed back positivo por parte dos pais, mas põe-se agora em causa qual o seu efeito, principalmente no que se refere ao uso do “white noise”, durante várias horas seguidas, demasiado alto e muito perto do ouvido do bebê. Após vários estudos realizados, aconselha-se que os bebês não devam ser expostos a sons superiores ao equivalente a 50 decibéis, em média, e mais do que uma hora. Mas ao analisar as máquinas de ruido branco utilizadas para acalmar o bebê e à venda no mercado, quase todas elas ultrapassam os 50 decibéis!

Novos estudos também sugerem que o uso constante de ruido branco ou também chamado ruido de fundo, podem inundar o cérebro do bebê de tal modo que afeta a sua capacidade para reconhecer sons. Os cientistas crêem que é por causa da exposição excessiva ao ruido que os distúrbios da fala têm aumentado nas últimas décadas.

Mãe com bebê ao colo na cozinhaMesmo que não se use o método do “white noise” para acalmar o bebê, as casas modernas são diariamente inundadas por uma série de barulhos, vários decibéis acima do que seria desejável (TVs, rádios, máquinas domésticas, trânsito, localidades próximas de aeroportos, estações de comboios, etc.). Todos estes ruidos podem sabotar a audição, tão sensível, de um bebê recém nascido.

A provar este fato, cientistas da Universidade da Califórnia, em S. Francisco, estudaram o efeito do ruido continuo e moderado no cérebro de ratos jovens. Daqui concluíram que em jovens ratos expostos ao “white noise”, o córtex auditivo leva cerca de 3 a 4 vezes mais tempo para amadurecer. Como tanto os ratos como os seres humanos patilham padrões básicos semelhantes do desenvolvimento do cérebro, é plausível que o mesmo efeito ocorra nos seres humanos.

bebê a dormirOs cientistas afirmam que “estes resultados sugerem que o ruido do meio ambiente, comummente presente em ambientes de educação infantil contemporânea, pode contribuir para atrasos no desenvolvimento auditivo e linguístico”. No entanto, outros estudos também mostram que jovens ratos sujeitos a ruídos externos, assim que mudam de ambiente, recuperam a capacidade auditiva. Isto sugere que crianças sujeitas a ruídos de fundo poderão recuperar funções, se tratadas a tempo. Apesar de ainda não haver certezas absolutas sobre este fato, o melhor será afastar o seu bebê de zonas de ruido constante e não o expor contínua e intencionalmente ao “white noise” ou ruido de fundo, como método para acalmar o choro do bebê, como tem vindo a ser popularizado nos últimos anos, entre os pais. 

Mas pais, não desesperem… existem outros métodos eficazes para sossegar o vosso bebê! (Veja também em "Dicas para acalmar o choro do seu bebê" e "Cólicas no bebê").



spacer


 

Veja também

Artigos em destaque

Sono do bebê – É fundamental criar uma rotina!

O Patinho feio

O desejo de ser mãe (e pai!)

White Noise prejudica o cérebro do bebê?

Otites nas crianças

A galinha dos ovos de ouro

A pequena Sereia

Pré-eclampsia – uma complicação grave

Stress nos filhos provocado pela ansiedade dos pais

Cuidados a ter com a mãe após o parto

As crianças e a televisão

Chupetas e tetinas: Látex ou silicone?

Autismo Infantil

A história do Eu, do Tu e do Ele

Amamentação – Cuidados a ter com os mamilos

Dicas para deixar a chupeta

A Família como base emocional e educacional da criança





 

 

 

 

 

Política de Privacidade