Bebê   Bebês fofinhos
Nomes de Bebê...
spacer
Menina
Menino

Em Destaque

A Família como base emocional e...

Stress nos filhos provocado pela ansiedade ...

A pequena Sereia

O desejo de ser mãe (e pai!)

White Noise prejudica o cérebro do bebê?

Sono do bebê - É fundamental criar uma...

Cuidados a ter com a mãe após o parto

 
spacer  

Família

O maior desafio enquanto pais: A Adolescência!

adolescentes ao telemóvelA adolescência é quase sempre uma fase conturbada, independentemente da família em causa. Contudo, nesta etapa, é essencial não ignorar os seus filhos ou andar de costas voltadas.

Conflitos entre pais e filhos são inevitáveis pois fazem parte do processo de interação social. Para que destes desentendimentos não resulte uma escalada incontrolável de ações e reações negativas, é preciso impor regras desde cedo, de modo a melhor lidar com os adolescentes nesta fase de crescimento e aprendizagem.

É próprio da adolescência que se queiram quebrar regras, que se provoque, que se questione tudo o que se lhes diz ou tentem manipular todos à sua volta, principalmente os pais. Por outro lado é difícil para os pais, que criaram certas expectativas quanto aos seus filhos, gerir e controlar toda esta contestação.Pai e filha discutindo

Primeiro que tudo, é necessário que entre os pais se entendam e tenham critérios educacionais semelhantes, para fazer frente a uma situação de conflito com os filhos, mantendo-se firmes nos seus princípios e fazendo-lhes ver que há limites e decisões que não cabe a eles, filhos, tomar nesta fase da sua vida mas sim aos pais.

Em situação de conflito, os pais devem principalmente manter a calma; se se descontrolarem, será um ponto a favor do adolescente. Mesmo que o seu filho reaja negativamente a um não ou a uma regra, não ceda; explique-lhe o porquê dessa decisão e mantenha-se por perto, mostrando-lhe que apesar de não estarem de acordo, não deixa de gostar dele.

mãe e filha a discutiremadolescentesOs pais devem estar sempre disponíveis para dialogar. Disponha-se a negociar as questões menos importantes, dando-lhe a entender que também tem em consideração o ponto de vista do seu filho.

Tente por as emoções negativas de lado porque só fará com que o conflito seja ainda mais grave.

E não se preocupe, com muita paciência, carinho e dedicação, conseguirá ultrapassar essa fase e verá o seu filho tornar-se num adulto impecável!


spacer


 

Veja também

Artigos em destaque

Estrelinha malandrinha

Sono do bebê - É fundamental criar uma rotina!

O desejo de ser mãe (e pai!)

White Noise prejudica o cérebro do bebê?

O pássaro que enganou o gato

Otites nas crianças

A pequena Sereia

Pré-eclampsia - uma complicação grave

Stress nos filhos provocado pela ansiedade dos pais

Cuidados a ter com a mãe após o parto

As crianças e a televisão

Chupetas e tetinas: Látex ou silicone?

Autismo Infantil

A história do Eu, do Tu e do Ele

Amamentação - Cuidados a ter com os mamilos

Dicas para deixar a chupeta

A Família como base emocional e educacional da criança





 

 

 

 

 

Política de Privacidade