Como já falamos, em artigo anterior, amamentar traz inúmeros benefícios tanto para a mãe como para o bebê. Muitas vezes, e principalmente quando a mãe começa a trabalhar, é complicado manter a alimentação com leite materno. Mesmo assim, extrair e armazenar o leite materno é possível. Iremos aqui abordar conselhos práticos para conseguir amamentar o bebê, mesmo quando não se encontre perto dele. Aqui o pai também pode ajudar, descongelando o leite e dando-lhe o mamadeira!
Coloque o leite extraído em contentores/mamadeiras esterilizados, assinalando no seu exterior, a data em que este foi extraído. Não encha os contentores completamente; deixe uma margem (mais ou menos 2cm) para que, ao ser congelado, tenha espaço para se expandir e não rompa a embalagem. O leite materno pode permanecer no frigorífico até 48h, no congelador até 3 meses e, em arca congeladora até 6 meses. O leite congelado, após descongelamento não pode ser novamente congelado. O leite congelado pode ser descongelado em frigorífico, e manter-se lá durante 24h até ser consumido. Se o descongelar à temperatura ambiente ou em água morna, pode ser mantido no frigorífico máximo 4h, até ser consumido. Evitar descongelá-lo com água a ferver ou no microondas, pois destrói substâncias importantes para o sistema de defesa do bebê (imunoglobulinas provenientes da mãe). Nunca use o leite que já foi aquecido.
Para se aumentar a produção de leite, o ideal é proceder-se à sua remoção a cada 2h, durante o dia. Em média, o bebê precisa de 150ml/Kg de leite materno, distribuídos em mais ou menos 8 doses diárias, de 3 em 3h.
|