Está na hora de começar a preparar tudo para a chegada do seu bebê! O quarto, o bercinho, o carrinho de bebê, a cadeirinha do carro, as fraldas e também a sua roupinha.
Compre as roupas com antecedência, pois após a sua compra, ainda há muito para fazer. Não se entusiasme ao comprá-las, pois as roupas de bebê são uma tentação! O problema é que o seu bebê cresce depressa e há, ainda, muitas outras coisas para comprar.
Não compre tamanhos muito pequenos, a não ser que seja previsível a vinda de um bebê bastante pequeno / prematuro. É preferível que os fatinhos lhe fiquem folgados nos primeiros dias de vida, pois rapidamente deixarão de servir. Pelo mesmo motivo, o número de fatos (conjuntos completos) a comprar não deverá exceder os 6. Tenha também em conta que irá receber algumas peças de vestuário / acessórios / brinquedos, por parte da família e amigos.
Ao comprar a roupa interior do bebê, tenha em atenção que esta tem de ser de tecido apropriado, preferencialmente algodão. Quanto às restantes peças, escolha as de tecidos suaves e adequados (fibras naturais), de modo a evitar desconforto e irritações na pele do bebê.
Não esqueça de retirar todas as etiquetas da roupa do bebê. Deverá também proceder à sua lavagem, antes de as usar no bebê (à mão em água quente e com sabão neutro ou à máquina, com detergente específico para roupa de bebê). Lave-a sempre separada da restante roupa.
Passe a roupa a ferro: esta é uma boa maneira de diminuir a probabilidade de permanecerem bactérias/fungos nas roupas do bebê, prejudiciais para a sua saúde.
Por volta da 30ª semana de gestação, comece a preparar a mala do bebê, e a sua, para levar para a maternidade. A primeira roupa a vestir no bebê deverá ser colocada no topo da mala, assim como a camisa que a mãe vai utilizar após o parto. Regra geral, quer a equipa na maternidade, quer a enfermeira que a acompanhará no parto, ou ainda, no curso de preparação para grávidas, dar-lhe-á uma lista de tudo o que é necessário para si e para o seu bebê, na altura do parto.
Nas primeiras semanas de vida, o bebê é muito sensível ao frio e às mudanças de temperatura, por isso tenha em atenção a temperatura ambiente da divisão onde se encontra o bebê e, ainda, se este se encontra convenientemente agasalhado, protegendo bem as extremidades (pés, mãos, cabeça). Não esqueça de levar na mala um gorro para o bebê!
|