É essencial fazer a esterilização de todos os acessórios que interagem com o bebê até este ter pelo menos três meses de idade. Durante esta fase, o sistema imunitário do bebê está em desenvolvimento, o que faz com que esteja mais sujeito a contrair infeções. Apesar de uma melhoria substancial das condições de vida do ser humano, as infeções infantis continuam a ser comuns quer em países em vias de desenvolvimento quer em países desenvolvidos. As bactérias que provocam estas infeções podem vir da água canalizada, da proliferação de bactérias em restos de leite num mamadeira mal lavado, de utensílios usados na preparação do leite, de brinquedos que estão em contato com o bebê, da manipulação destes utensílios por mãos mal lavadas, etc. Esterilizando todos estes utensílios, após o seu uso e correta lavagem, protegemos o bebê, prevenindo a maior parte destas infeções.
A partir dos quatro meses, o bebê começa a pôr na boca tudo o que consegue apanhar. Esse contato é saudável, pois além de o seu sistema imunitário já estar mais desenvolvido, o ajudará a desenvolver ainda mais as suas defesas. Nesta altura já não é necessário uma esterilização tão frequente como até agora. É aconselhável fazer uma esterilização de 15 em 15 dias.
É a partir dos 6 meses de idade que podemos colocar os utensílios do bebê na máquina de lavar, de preferência usando um programa de lavagem acima dos 80 graus. É também conveniente que as tetinas e mamadeiras sejam esterilizados de vez em quando, por precaução.
Não esqueça de lavar e esterilizar os brinquedos de borracha. Os brinquedos de tecido, assim como as roupas e lençóis do bebê devem ser lavados em separado das outras roupas e em água bem quente, nos primeiros meses de vida.
Antes de esterilizar os objetos, certifique-se que as suas mãos estão limpas e que os objetos em questão se encontram devidamente lavados, com água e detergente suave ou sabão. No caso dos mamadeiras é aconselhável que proceda à sua lavagem logo após a sua utilização, de modo a evitar que resíduos de leite sequem, sendo mais difíceis de remover e propensos a gerar bactérias prejudiciais à saúde do seu bebê. Após a esterilização dos mamadeiras, estes deverão ser guardados em recipiente apropriado, de modo a evitar acumulação de pó e outros resíduos (pode utilizar um recipiente plástico com tampa ou um recipiente coberto por um pano limpo).
|