Os bebês, mesmo os recém-nascidos, podem tomar banho todos os dias, embora não seja de todo obrigatório.
Nos primeiros dias de vida terá de ter mais cuidado com a zona do umbigo onde ainda se encontra parte do cordão umbilical (coto umbilical). Para isso, use uma esponja própria para lavar o recém-nascido, evitando encharcar o coto umbilical.
A higiene do cordão umbilical faz-se com uma gaze esterilizada embebida em álcool a 90 graus, de modo a desinfetar bem a área e promover a cicatrização. Este deve manter-se limpo e seco para evitar infeções.
Lembre-se que em cada muda de fralda deverá proceder à limpeza do cordão umbilical. Se o coto umbilical se encontrar sujo de urina ou fezes, deverá primeiro ser lavado com uma esponja embebida em água e um pouco de sabão ou gel de banho do bebê. Só depois se aplica a gaze com álcool. Deve manter-se este cuidado até 48h após a queda do cordão umbilical.
A mãe ou o pai podem dar banho ao seu bebê a qualquer hora do dia, mas o ideal será ao fim da tarde, de modo a promover o relaxamento do bebê e uma melhor noite de sono.
A limpeza de áreas como os genitais e a cara deve ser feita diariamente, sendo os genitais limpos a cada muda de fralda.
A limpeza da zona genital, nas meninas, faz-se sempre da frente para trás. Pode limpá-los com um algodão embebido em água morna ou óleo de bebê. Pode ainda usar toalhetes de limpeza próprios para bebê, sendo preferível usar estes últimos só quando se encontra fora de casa, pois o seu uso continuado pode irritar a pele do bebê.
Não é obrigatório colocar pasta ou creme a cada muda de fralda, exceto se a pele do bebê tiver assaduras. A higiene deve ser cuidadosa mas não excessiva.
No primeiro mês de vida das meninas, é normal que ocorra um fluxo com uma pequena quantidade de sangue, parecido à menstruação. Isto é perfeitamente normal e nada mais tem de fazer senão limpá-lo.
Nos meninos, deve fazer uma limpeza apenas da zona externa dos genitais. Pode exercer-se ligeira tração do prepúcio (pele que cobre a glande), de modo a não provocar desconforto ao bebê. O prepúcio não deve ser descolado pelos pais para conseguir uma melhor higiene. Só o médico está capacitado para o fazer de modo a não trazer sequelas para o bebê mais tarde.
E lembre-se que uma higiene cuidada do bebê é meio caminho andado para o manter saudável!
|