Atualmente nascem no mundo milhões de crianças com baixo peso (menos de 2,5Kg). Parte dessas crianças (cerca de 30%) não chegam a completar um ano de vida.
De modo a poder fornecer o melhor cuidado a estas crianças e assim diminuir a percentagem de morte de recém-nascidos de baixo peso, principalmente em países com meios insuficientes para tal, surgiu um método, idealizado por médicos do instituto maternoinfantil de Bogotá, na Colômbia, designado de método canguru, e que é hoje em dia usado em vários países.
O método canguru surgiu como resposta à falta de meios das equipas de saúde em proporcionar aos recém-nascidos de baixo peso o ambiente adequado para o seu desenvolvimento, quer a nível de aumento de peso quer a nível do seu sistema imunitário e maturação do seu organismo em geral.
Utilizando este método, verificaram que podiam dar alta precoce a estes bebês e aumentar a sua probabilidade de sobrevivência.
O uso do método canguru atualmente tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do recém-nascido de baixo peso.
Este método não é mais do que colocar o bebê, vestido com pouca roupa, de preferência só com um gorro, meias e fralda, na vertical, em contacto direto com o peito da mãe, e seguro através de uma faixa de tecido, de modo a imitar a bolsa que os cangurus possuem para o desenvolvimento dos seus filhos.
O recém-nascido assim colocado, mantem-se dia e noite nesta posição, salvo quando a mãe for tomar banho ou usar a casa de banho. Nesta altura o bebê deve ser colocado na sua cama, e mantido bem quente (manter a temperatura igual à temperatura do corpo da mãe - ±37ºC). Se necessário poderá recorrer ao uso de um aquecedor para manter o quarto bem quente.
Este método exige uma preparação prévia da mãe ou de outro familiar que a substituía, por uma equipa multidisciplinar, que acompanhará mãe e filho antes e após a alta hospitalar.
No método canguru, além de se fornecer um meio óptimo para o desenvolvimento adequado do bebê, reforça-se o vínculo entre mãe e filho, auto consciencializa-se a mãe da sua responsabilidade e importância no desenvolvimento do bebê, além ter vantagens como a redução do tempo de choro e das sensações dolorosas do bebê, proporcionar um maior equilíbrio emocional do recém-nascido, melhorar o padrão de sono e o controlo da temperatura corporal do bebê, promover e prolongar o aleitamento materno e beneficiar o desenvolvimento motor e cognitivo.
Em conclusão, o método canguru é um método prático e de custos reduzidos, com elevados benefícios sociais e com grande importância na redução da morbilidade e mortalidade nos recém-nascidos de baixo peso.
|