Temos que admitir que perder nem sempre é fácil mas, é necessário ensinar às nossas crianças que elas vão perder muito mais vezes, ao longo das suas vidas, do que ganhar. É preciso prepará-las para o mundo real e facilitar-lhes a sua integração na sociedade.
Não deixe que os seus filhos ganhem sempre, em todas as brincadeiras ou jogos que fazem juntos. Isso não ajuda em nada. Até aos 4 anos, é normal que façam birras frequentemente quando perdem, pois é a maneira mais fácil que têm de exprimir as suas frustrações. Mas atenção, a partir dos 4 anos, estes devem começar a aceitar melhor as suas derrotas.
Dê o exemplo e deixe que elas vejam que nem sempre ganha e que, quando isso acontece, não é grave e que essa derrota agora não impede que noutra ocasião venha a ganhar.
E pais, está provado que crianças que não recebem o carinho e a atenção necessárias são aquelas que geralmente não aceitam uma derrota. Estas crianças, apesar de poderem parecer muito fortes, a nível de personalidade, são as que se sentem mais inseguras. Pouco têm e não admitem perder mais. É necessário amá-las, apoiá-las e ensinar-lhes que perder, assim como ganhar, faz parte da vida.
|