Selecionámos uma seleção de palavras importantes, de A a C, relacionadas ao parto e que poderão auxiliar a grávida a estar mais relaxada e informada em todo este processo.
Alumbramento – Também chamada de dequitadura, é a fase correspondente ao descolamento da placenta e consequente expulsão, juntamente com as membranas que envolviam o feto. Ocorre até meia hora após o parto.
Amniotomia – Rompimento das membranas fetais durante o trabalho de parto, quer naturalmente quer pelo médico. É um dos processos mais usados quando se recorre à indução do parto ou quando se pretende acelerar o nascimento. É inserido pelo médico, através do colo do útero, um instrumento próprio que rompe a bolsa membranosa, de modo a deixar sair o líquido amniótico.
Braxton Hicks – Médico britânico que pela primeira vez identificou as contrações com o mesmo nome, que não são mais que contrações duras e indolores, que se dão durante toda a gravidez e que se tornam mais frequente próximas do nascimento.
Cesariana ou cesárea - É um procedimento cirúrgico usado para remover o bebê do útero aquando do nascimento, em grávidas cujo parto normal envolve grande risco para ela ou para o bebê. É usada uma anestesia epidural que visa aliviar a dor no parto. A parturiente está desperta durante todo o parto mas sem dores, e as contrações do útero e o trabalho de parto continuam a evoluir normalmente.
Contrações do parto – Refere-se a contração e relaxamento do útero, movimento este que ajuda a abrir o colo do útero e a empurrar o bebê pelo canal vaginal. No início do parto, as contrações são por vezes sentidas como se fossem cólicas menstruais. O que distingue estas contrações de outras é a sua regularidade associada à dor. Conforme o trabalho de parto avança, ficam mais frequentes, longas e dolorosas.
|