Pode aqui consultar um conjunto de expressões e termos importantes, de D a I, utilizadas aquando do parto, o que poderá auxiliar a grávida a compreender melhor todo este processo.
Dilatação – Abertura do colo do útero ou cérvix para passagem do bebê. A dilatação pode começar semanas antes do parto e a sua abertura máxima traduz-se por uma expressão muito comum, de “10 dedos de dilatação”, que corresponde mais ou menos a 10cm.
Epidural – Anestesia geralmente usada para aliviar as dores do parto. É aplicada no espaço epidural da coluna vertebral através de uma injeção. A parturiente mantem a consciência durante todo o parto mas perde a sensibilidade abaixo da cintura. Não pode ser administrada em qualquer altura do parto; regra geral, administra-se com 3cm a 4cm de dilatação.
Episiotomia – Pequena incisão que por vezes é feita na zona do períneo quando a cabeça do bebê aparece na abertura da vagina, de modo a impedir que os tecidos desta zona rasguem. Após a expulsão da placenta, são dados pontos na zona cortada.
Expulsão – Momento em que o bebê percorre os últimos centímetros do canal até o exterior (nascimento).
Fórceps – Instrumento semelhante a uma tenaz, usado para auxiliar a saída do bebê somente em casos em que por algum motivo o bebê não consegue sair pelo método natural, e deste modo estando em risco a vida do bebê e/ou da gestante.
Hemorragia – Com o nascimento do bebê, é normal que ocorra alguma hemorragia, quer se trate de um parto normal ou uma cesárea. Esta perda de sangue vai diminuindo nas semanas seguintes ao parto. Apenas não é normal se, após o parto, esta hemorragia se tornar mais intensa e de cheiro fétido. Isto ocorre se o útero não se contrair corretamente, ou se houver lacerações no útero resultantes do parto, ou ainda, se partes de placenta não forem expulsas após o parto.
Indução – Consiste em provocar o parto recorrendo, geralmente, a fármacos que dilatam a abertura do colo do útero. Apesar de praticado com bastante frequência, só é aconselhado fazer quando está em causa a saúde da mãe e/ou do bebê ou a partir das 41 semanas se não houver indícios de parto eminente.
Instinto do ninho – A maioria das mulheres, dias antes do parto, sente um impulso para organizar tudo o relacionado com a vinda do novo bebê. É uma reação inconsciente e ainda não se sabe se é derivado de motivos físicos ou hormonais.
|