Bebê   Bebês fofinhos
Nomes de Bebê...
spacer
Menina
Menino

Em Destaque

Otites nas crianças

Amamentação Cuidados a ter com os mamilos

Dicas para deixar a chupeta

Sono do bebê É fundamental criar uma...

Autismo Infantil

Pré-eclampsia uma complicação grave

Cuidados a ter com a mãe após o parto

   
spacer  

Gravidez

Gravidez semana a semana - Da 25ª à 28ª semana

grávida com imagens da ecografiaO pai já pode sentir os movimentos do bebê. E outros familiares também: é só colocar a mão na barriga para se sentir toda a agitação!

Os olhos do bebê já estão preparados para reagir à claridade e à escuridão. Abre os olhos quando está acordado e fecha-os quando dorme. A audição está de tal maneira desenvolvida que o bebê consegue reconhecer os sons de dentro e de fora da barriga da mãe. Aproveite para brindar o seu bebê com música clássica, mas atenção: Vivaldi e Mozart acalmam o feto, enquanto Beethoven e Brahms o agitam. Também pode optar por outros estilos de música que transmitam calma e harmonia ao bebê.

O cérebro continua a desenvolver-se e toma o aspecto de um cérebro adulto (surgem os primeiros sulcos). Os pulmões amadurecem, sendo possível a troca gasosa. A regeneração do sangue é feita na medula óssea, tal qual como no adulto. O útero da futura mãe já se encontra acima do umbigo.

Se o bebê nascesse neste momento (com 28 semanas), teria boas hipóteses de sobreviver.

Na grávida, podem surgir as primeiras estrias na barriga, nos seios e nos quadris. Há grávidas com mais tendência a esse aparecimento do que outras. Uma forma de minorar as estrias ou até evitá-las, é hidratar muito bem o seu corpo, com um creme apropriado, todos os dias.

 Nos seios poderá notar vasos sanguíneos azuis; isto deve-se ao aumento da circulação sanguínea nessa zona.

Poderá sentir os olhos mais sensíveis à luz e mais secos, causando algum desconforto. Proteja-os usando óculos de sol e hidrate-os com lágrimas artificiais. Também poderá notar erupções cutâneas e um corrimento vaginal excessivo. Gases incontroláveis também começam a incomodar…

Sofrer de prisão de ventre é uma queixa comum entre as grávidas; isto deve-se a um abrandamento do funcionamento intestinal, devido a uma digestão lenta e também, devido à compressão do intestino por parte do útero. Os suplementos em ferro também não ajudam, mas a grávida não deve deixar de os tomar.

A grávida deverá descansar o máximo possível, com as pernas levantadas. Nesta fase poderá ocorrer um grande aumento de peso, (cerca de 500g por semana, até a 35ª semana). A barriga torna-se cada vez maior, de modo que os movimentos da grávida são agora mais lentos. Sentirá contrações com alguma frequência.

Outro sintoma que normalmente aparece, sendo bastante comum nas grávidas, é uma ligeira incontinência urinária. Sempre que tosse, espirra ou faz um maior esforço, perde uma pequena quantidade de urina. Não é de preocupar, pois trata-se de uma incontinência temporária.


spacer


 

Veja também

Artigos em destaque

Sono do bebê – É fundamental criar uma rotina!

O Patinho feio

O desejo de ser mãe (e pai!)

White Noise prejudica o cérebro do bebê?

Otites nas crianças

A galinha dos ovos de ouro

A pequena Sereia

Pré-eclampsia – uma complicação grave

Stress nos filhos provocado pela ansiedade dos pais

Cuidados a ter com a mãe após o parto

As crianças e a televisão

Chupetas e tetinas: Látex ou silicone?

Autismo Infantil

A história do Eu, do Tu e do Ele

Amamentação – Cuidados a ter com os mamilos

Dicas para deixar a chupeta

A Família como base emocional e educacional da criança





 

 

 

 

 

Política de Privacidade