Dá-se o crescimento do fígado e do estômago; as saliências dos braços dividem-se nos segmentos que vão dar origem aos ombros, pulsos e palmas das mãos.
O cérebro já funciona, sendo responsável pelo trabalhar do coração e movimento dos músculos e pela recepção dos nutrientes e do oxigénio.
O cordão umbilical já é mais comprido e desenvolvem-se os músculos dos olhos e o olfacto. As células responsáveis pelo órgão sexual deslocam-se da bolsa amniótica para o embrião.
Resumindo, nesta fase, são formados todos os sistemas e órgãos principais do corpo mesmo que não completamente.
No fim do 2º mês de gestação, já passa a ser chamado de feto e parece-se com um minúsculo bebê; tem agora aproximadamente 11 mm.
Este mês é especialmente importante para o correto desenvolvimento do feto: a ingestão de drogas, álcool, medicamentos não adequados ou interações externas, tais como cigarro, poluição, pesticidas ou outras podem provocar malformações congénitas!
O coração da grávida tem de bombear mais sangue de modo a fornecer ao feto tudo aquilo de que precisa. A frequência da respiração também se encontra aumentada, de modo a fornecer o oxigénio necessário. È por isso normal que se sinta ligeiramente cansada e com alguma falta de ar.
Os seios tornam-se maiores e os mamilos tornam-se mais escuros. Começa a haver retenção de líquidos, o que torna o rosto mais cheio. Os enjoos matinais ainda continuam, assim como a sensibilidade do peito.
|